SPDA
PARA-RAIOS
- Home
- SPDA
Compartilhe
MÉTODO DO ÂNGULO DE PROTEÇÃO
Para-raios Franklin
O para-raios Franklin nasceu em 1752 com as descobertas de Benjamin Franklin nos EUA, sendo a origem do método de proteção atual: o método do ângulo de proteção.
Um SPDA baseado no método do ângulo de proteção consiste em instalar um para-raios Franklin acima de um mastro, cujo ângulo de proteção é determinado em função do nível de proteção (I, II, III e IV) e da altura do captor, formando um cone de proteção e definindo o volume de proteção. O restante da instalação é composto por condutores de descida e aterramentos, junto com as devidas equipotencializações.
Este método é utilizado principalmente na proteção de pequenas infraestruturas, e inviável na proteção de superfícies maiores devido ao seu ângulo de proteção limitado.
MÉTODO DAS MALHAS
Gaiola de Faraday
A teoria de Michael Faraday (1836) onde o campo magnético dentro de uma gaiola condutora é nulo foi desviado do seu objetivo principal e adaptado para obter o método de proteção atual: o método das malhas.
Um SPDA baseado no método das malhas consiste em instalar um sistema de captores formado por condutores metálicos horizontais interligados em forma de malhas, a serem dimensionadas em função do nível de proteção (I, II, III e IV). Tradicionalmente, são adicionados terminais aéreos nas interligações e cantos, aumentando a probabilidade impacto nesses pontos. O restante da instalação é composto por um número variável de condutores de descida, definido em função do nível de proteção, de aterramentos, junto com as devidas equipotencializações.
MÉTODO DA ESFERA-ROLANTE
Eletrogeométrico
Inicialmente desenvolvido por Ralph Lee (1978) pela proteção de grandes redes elétricas, este método mais recente consiste em fazer rolar por toda a estrutura uma esfera fictícia cujo raio é definido em função do nível de proteção (I, II, III e IV). Os locais em contato com a esfera são considerados como os mais expostos ao raio e devem ser protegidos por um sistema de captação tais como captores ou condutores metálicos.
MÉTODO IONIZANTE
Para-raios com
dispositivo de ionização
A tecnologia de Para-Raios com Dispositivo de Ionização (PDI), também conhecido como Para-Raios Ionizante ou Early Streamer Emission Air Terminal (ESEAT) em inglês, nasceu na França com o desenvolvimento e a fabricação do para-raios Prevectron® a partir de 1986, logo após a proibição do para-raios radioativo em 1984, fazendo da Indelec uma empresa pioneira nessa área.
Similar ao sistema de para-raios Franklin, o Para-Raios com Dispositivo de Ionização possui um maior raio de proteção, graças à sua antecipação da descarga, proporcionando desta forma uma proteção ideal para grandes estruturas e áreas abertas, e consequentemente, o melhor custo-beneficio do mercado.
Missão
Visão
Valores
Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.
- Foco em resultados
- Inovar sempre que possível
- Com sustentabilidade e responsabilidade social podemos crescer em uma sociedade mais justa
SEGUIMOS UMA RIGOROSA
Política de qualidade
da empresa
O Sistema de Gestão da qualidade foi implementado para desenvolvimento, instalação e montagem de painéis de automação elétricos com qualidade, para atender aos requisitos dos clientes, legais e outros aplicáveis, através de um sistema de gestão da qualidade eficaz.
Diretrizes:
- Atuar na excelência, garantindo a qualidade de nossos produtos e serviços com processos confiáveis;
- Responder às necessidades de nossos clientes com soluções competitivas e diferenciadas;
- Manter a execução dos processos com foco no atendimento ao prazo de entrega e aos objetivos da qualidade;
- Atender a legislação e normas que atuam em nossos negócios;
- Buscar constantemente a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade;
- Buscar um retorno financeiro sustentável;
- Atender as necessidades das partes interessadas e avaliar suas expectativas.
Baixe nosso
catálogo de serviços
O folder digital de serviços da TAF Automação está disponível para download.
As soluções de automação e elétrica são desenvolvidas e detalhadas pela equipe de engenharia utilizando produtos e tecnologias que prezam pela qualidade e competência.
Os serviços de montagem e instalação são implementados desde o planejamento, até à entrega final, de acordo com os projetos e requisitos solicitados, seguindo os padrões das normas vigentes. Todas as atividades são realizadas de acordo com os níveis de exigência de segurança das normas vigentes. Priorizamos escopo, cronograma, custos e qualidade.
Um SPDA baseado no método do ângulo de proteção consiste em instalar um para-raios Franklin acima de um mastro, cujo ângulo de proteção é determinado em função do nível de proteção (I, II, III e IV) e da altura do captor, formando um cone de proteção e definindo o volume de proteção. O restante da instalação é composto por condutores de descida e aterramentos, junto com as devidas equipotencializações.
Profissionais qualificados atuam no comissionamento e partida do sistema, verificando, adequando e parametrizando cada componente da automação conforme as orientações do projeto e ajustando seu funcionamento para atender aos detalhes operacionais que serão determinados durante o período de partida e na operação assistida.
Realizamos o serviço de verificação de redes industriais com a emissão de um relatório detalhado gerado pela realização da inspeção, identificação, análise e diagnóstico das imperfeições na estrutura da rede que geram comportamentos inadequados na transmissão de dados do protocolo de comunicação.
Para garantir que sua equipe esteja plenamente preparada para maximizar o desempenho dos sistemas automatizados, oferecemos uma gama completa de treinamentos especializados.
VAMOS FALAR SOBRE O SEU PROJETO ?
Entre em contato com
nossos especialistas!
Envie uma mensagem utilizando nosso formulário, ou se preferir utilize outros canais de atendimento: